Para que serve a biópsia e em que casos ela deve ser realizada?

A biópsia é um procedimento médico minimamente invasivo onde uma pequena amostra de tecido ou células é retirada de alguma parte do corpo para ser analisada em laboratório. A biópsia pode ser realizada em diversas partes do corpo, tanto internas como externas, como a pele, pulmão, próstata, fígado e outros.

Existem diferentes tipos de biópsias e cada técnica depende da área em que será feita a coleta. As técnicas mais comuns incluem a biópsia por aspiração, biópsia por punção e biópsia por excisão. A análise dos tecidos coletados durante a biópsia auxiliam no diagnóstico de diversas doenças como inflamações, cânceres, infecções e outras condições.

Este procedimento é completamente seguro, mesmo que cause um pequeno desconforto temporário. Também pode haver complicações em alguns casos, dependendo da área onde a biópsia é realizada, mas que podem ser facilmente tratadas.

Biópsia

Como é feita a biópsia?

Como dito a princípio, existem diferentes formas de se realizar uma biópsia e tudo dependerá do tecido ou célula a ser coletado, assim como também depende da área do corpo em que a coleta será feita. Todas as técnicas requerem a aplicação de anestesia local:

  • Biópsia por aspiração: A biópsia por aspiração é feita com a incisão de uma agulha grossa para coletar uma maior quantidade de tecido ou células. A agulha é inserida no corpo do paciente com o auxílio de uma seringa para aspirar o conteúdo.
  • Biópsia por punção: A biópsia por aspiração é feita com o auxílio de uma agulha fina inserida no órgão ou tecido para coletar células ou uma pequena amostra de tecido. Geralmente, são utilizadas imagens de tomografia ou ultrassonografia para orientar a agulha até o local correto.
  • Biópsia por excisão: Esta técnica de biópsia consiste na remoção de uma parte inteira de tecido para análise. A coleta pode ser feita com o uso de um bisturi, lâmina ou outro instrumento cirúrgico indicado.

Após a coleta, o tecido ou célula é então enviado para ser analisado em um laboratório e o resultado pode levar alguns dias para ficar pronto.

Em que casos a biópsia deve ser realizada?

A biópsia pode ser utilizada em diversos casos, dependendo do quadro clínico do paciente. Os casos mais comuns são:

  • Doenças de pele: A biópsia pode ser usada para detectar doenças inflamatórias e infecciosas da pele como psoríase ou foliculite. Cânceres na pele também podem ser facilmente detectados como carcinomas e melanomas. Inclusive, condições no couro cabeludo como alopécia e dermatite também podem ser detectadas.
  • Infecções: Infecções bacterianas, fúngicas ou virais podem ser detectadas através da biópsia, principalmente para casos em que os testes convencionais não fornecem informações suficientes para um diagnóstico.
  • Doenças renais: Doenças como glomerulonefrite (inflamação não infecciosa dos glomérulos dos rins) e nefrite intersticial (inflamação dos túbulos renais e dos tecidos que circundam os rins) podem ser diagnosticadas através da biópsia.
  • Doenças no sangue: É possível realizar uma biópsia da medula óssea para detectar e monitorar doenças no sangue como mieloma, leucemia ou linfoma.
  • Doenças hepáticas: A realização de biópsia no fígado pode auxiliar no diagnóstico de algumas doenças como a cirrose e a hepatite. A biópsia também é usada como uma forma de monitorar a saúde do fígado e analisar a progressão ou regressão da doença.
  • Câncer: Esta é uma das condições mais comumente detectadas pela biópsia. Cânceres no pulmão, próstata, pele, fígado, mamas, tireoide, cólon e em outros órgãos podem ser facilmente diagnosticados.

A biópsia é um procedimento pouco invasivo e indolor, que pode ser realizado em um consultório de forma pouco complexa. O paciente será submetido apenas a uma anestesia local e será liberado no mesmo dia, sem a necessidade de internação.

A recuperação é bastante tranquila, e são poucos os casos onde ocorre inflamação no local.

Tenha confiança no diagnóstico com o Laboratório Caldas: especialistas em biópsia!

No Laboratório Caldas, entendemos a importância de um diagnóstico preciso e confiável. É por isso que oferecemos uma ampla gama de serviços de biópsia, todos realizados por nossos especialistas altamente qualificados e experientes.

Com nossa tecnologia de ponta, podemos realizar biópsias precisas em várias áreas do corpo, incluindo pulmões, mama, próstata, tireoide e muito mais. Nossos resultados detalhados e acompanhados ajudaram a identificar a presença de células anormais e outras anormalidades, permitindo que nossos médicos e especialistas em patologias passem um diagnóstico preciso e um plano de tratamento personalizado.

No Laboratório Caldas, colocamos a segurança e o conforto do paciente em primeiro lugar. Nossas instalações são projetadas para fornecer um ambiente relaxante e acolhedor para que você se sinta à vontade durante todo o processo.

Se você precisa de uma biópsia para diagnosticar uma condição médica ou simplesmente para obter tranquilidade, o Laboratório Caldas é o seu destino. Marque uma consulta hoje e sinta a tranquilidade de ter confiança no seu diagnóstico.