O que é a sexagem fetal e como funciona

O exame de sexagem fetal é um dos exames realizados no pré-natal e serve para determinar se um feto é menino ou menina durante a gestação. Este exame é feito a partir da coleta e análise de uma amostra de sangue da mãe, que possui fragmentos do DNA da criança.

O teste então utiliza técnicas de análise genética para detectar o cromossomo Y, presente apenas em homens. O exame de sexagem fetal é a forma mais segura e menos invasiva de descobrir o sexo da criança, principalmente se comparado a outros tipos de teste como a amniocentese ou a biópsia de vilo corial.

No entanto, é importante ressaltar que este exame não serve para a detecção de doenças ou anomalias congênitas, sendo necessária a busca de outros procedimentos mais específicos.

Sexagem Fetal

Como é feito o teste de sexagem fetal?

Existem duas formas de se fazer um teste de sexagem fetal, sendo elas através da análise de DNA ou por ultrassonografia:

  • DNA: Ao coletar a amostra de sangue para análise, o teste então é realizado buscando detectar cromossomos Y, pois durante a gestação algumas partículas do DNA do feto circulam na corrente sanguínea da mãe. O teste geralmente é feito entre a 8ª e 10ª semana de gravidez e é considerado um teste de alta precisão.
  • Ultrassonografia: A ultrassonografia para sexagem fetal pode ser realizada entre a 18ª e a 20ª semana de gestação. O ultrassom usa ondas sonoras que permitem criar uma imagem da criança dentro da barriga da mãe, indicando então se a criança é do sexo masculino ou feminino. A precisão do teste irá depender da habilidade e experiência do ultrassonografista.

Portanto, é seguro afirmar que o exame de sexagem fetal é muito mais seguro se feito através da análise de DNA.

O resultado do exame demora entre 3 e 10 dias para ficar pronto, dependendo da urgência da solicitação. O exame pode ser solicitado por um obstetra ou por outro profissional que esteja acompanhando a gestação e até mesmo pelos próprios pais.

O exame pode ser realizado em qualquer fase da gravidez, mesmo que seja indicado realizá-lo entre a 8ª e 10ª semana de gestação. Para casos de gestação gemelar bivitelina (gestação de gêmeos em placentas diferentes) o resultado pode ser parcial, ou seja, nem sempre apresenta é 100% preciso.

Existem outras maneiras de se saber o sexo do bebê?

Além do teste de sexagem fetal, é possível descobrir o sexo do feto através de outros testes, como por exemplo:

  • Ultrassom morfológico: Este tipo de ultrassom também é capaz de identificar o sexo do bebê e sua realização é recomendada nos três trimestres da gravidez, entre a 11ª e a 14ª semana, entre a 18ª e a 22ª semana e entre a 33ª e a 34ª semana de gestação. O sexo é revelado através de imagens.
  • Exame Tubérculo Genital Fetal: Este exame consiste na análise da genitália do feto através de uma inclinação específica, para capturar imagens da região. O teste pode ser feito a partir das 8 semanas de gestação, sendo indicado de fato a partir da 11ª.

Faça seu exame de sexagem fetal com o Laboratório Caldas

O Laboratório Caldas é referência no setor de análises clínicas em Fortaleza e atua há mais de 15 anos na realização de exames laboratoriais. Nosso espaço oferece mais de 2.000 tipos de exames incluindo testes de DNA e exames de sexagem fetal para descobrir o sexo do seu bebê.

Além disso, contamos com uma infraestrutura abrangente e moderna, que nos possibilita entregar resultados rápidos e precisos a todos os que procuram por nossos serviços. Contamos também com profissionais altamente qualificados que tornarão a sua experiência em nosso laboratório muito mais satisfatória.

Contate-nos através dos nossos canais de atendimento e agende um horário.