Como é feito o teste rápido de COVID?

O teste rápido de COVID também pode ser conhecido como teste de antígenos, e é utilizado para detectar a presença do vírus Sars-Cov-2. O teste rápido de COVID, assim como o teste de RT-PCR, é feito através da coleta de amostras de secreções nasais e da garganta com o auxílio de um cotonete fino e longo.

O resultado do teste de antígenos pode ser visualizado entre 15 e 30 minutos após a coleta, diferente do teste de PCR que pode demorar até duas horas para apresentar resultados. Em contrapartida, o teste rápido pode apresentar uma taxa de falsos negativos maior do que em testes de PCR, mesmo que sejam mais rápidos e convenientes.

A taxa elevada de falsos negativos pode ocorrer pelas seguintes situações: testes de antígenos têm dificuldade de detectar baixos níveis do vírus ou em analisar amostras que foram coletadas cedo ou tarde demais no curso de infecção.

Teste Rápido de COVID

Quais as vantagens e desvantagens do teste rápido de COVID?

O teste rápido de COVID não deve ser usado como parâmetro único para decidir as formas de tratamento e isolamento de um indivíduo. Para casos onde o teste de antígenos apresenta resultado positivo, é indicado buscar por um profissional de saúde que avalie os resultados e então defina os passos a seguir.

Por isso, é muito importante que cada pessoa siga atentamente às orientações do profissional de saúde sobre qual o melhor momento para realizar os testes e interpretar os resultados.

No entanto, mesmo que o teste rápido de COVID apresente algumas falhas, sua utilização possui algumas vantagens como:

  • Baixo custo: Os testes de antígenos possuem custo relativamente inferior se comparado a outros tipos de teste, o que o torna muito mais acessível a empresas e ao público em geral.
  • Fácil manipulação: O teste rápido é muito fácil de ser utilizado e por isso pode facilmente ser feito em clínicas, laboratórios, farmácias e até mesmo em casa se houver orientação adequada. Além disso, a realização do teste não necessita do uso de equipamentos mais complexos.
  • Sensibilidade moderada para casos sintomáticos: Este tipo de teste tem uma boa sensibilidade para analisar amostras respiratórias em pacientes que estejam manifestando sintomas e que estejam com níveis mais altos de vírus circulando no corpo.

O teste de antígenos também apresenta algumas desvantagens, dentre elas:

  • Menor sensibilidade para casos assintomáticos: Em casos onde o paciente está infectado pelo vírus, porém não apresenta qualquer sintoma, o teste rápido de COVID pode não ser uma boa opção, visto que sua sensibilidade é baixa em pacientes assintomáticos.
  • Menor especificidade: Assim como possui uma taxa mais elevada de falsos negativos, o teste rápido também pode apresentar falsos positivos, isso porque ele possui baixa especificidade se comparado a testes como o PCR por exemplo.
  • Apresenta limitações quando aplicado em públicos específicos: Testes de antígenos podem apresentar limitações na hora de detectar o vírus do COVID-19 em alguns grupos como em crianças pequenas e indivíduos imunocomprometidos.

Onde realizar teste rápido de COVID em Fortaleza?

Se você está buscando por teste rápido de COVID em Fortaleza, entre em contato com o Laboratório Caldas. Nosso laboratório é especialista na realização de mais de 2.000 tipos de exames laboratoriais, entre eles o teste de antígenos para detecção de COVID-19.

O Laboratório Caldas possui mais de 15 anos de experiência, atendendo seus clientes com excelência, garantindo bem estar e resultados precisos. Contamos com uma infraestrutura de alta categoria e funcionários altamente qualificados, o que nos torna uma empresa de compromisso, respeito e valores éticos.

Ligue para nós para consultar os serviços oferecidos e horários disponíveis.